Primeiramente, o pregador pneumático utiliza pregos eletrosoldados para possibilitar a fixação dos pregos de maneira rápida e precisa.
Por esta razão, este processo oferece às indústrias uma produtividade excelente se comparado ao processo manual.
O primeiro pregador pneumático que se tem informação, teria sido desenvolvido pelo engenheiro Morris Pynoos para a construção do Maior Hidroavião Hughes H-4 Hercules da indústria de Howard Hughes em 1944.
Porém, este equipamento só se tornou comum em linhas de produção residencial nos EUA somente na década de 80.
O que contribuiu para o sucesso dos pregadores pneumáticos foi as indústrias de prego iniciarem a produção de pregos eletrosoldados em escala.
Um pregador pneumático é alimentado por um compressor de ar.
A ligação entre o pregador pneumático e o compressor é feito por engates e mangueiras específicos para este processo.
Além disto, o processo também utiliza filtros lubrificantes para garantir uma vida útil mais longa das peças.
O modelo do pregador pneumático está diretamente ligado ao diâmetro e comprimento do prego eletrosoldado utilizado.
Constantemente, a tecnologia do mecanismo e dos materiais empregados na produção dos pregadores pneumáticos está em eterna evolução.
Assim, os fabricantes destes equipamentos contam com engenheiros altamente especializados para trazer aos usuários a mais rápida e segura forma de realizar este processo tão essencial.
Acima de tudo, a melhor forma de utilização de um pregador pneumático é seguir corretamente as especificações do fabricante.
Em síntese: realizar manutenções preventivas de forma frequente e manutenções corretivas assim que detectar defeitos no equipamento.
A Ellfas traz ao Brasil Pregadores Pneumáticos com tecnologia de ponta para aplicações como fabricação de paletes, embalagens de madeira, formas para construção civil, entre outras.